O congresso nacional não-representa proporcionalmente a população brasileira, porque não há igualdade no valor do voto. Exemplo: em São Paulo para ter o “direito” de eleger um deputado federal como seu representante no Congresso em 2022, foram necessários 495.250 eleitores, ao passo que em Roraima foram necessários somente 45.780 eleitores! (o número de deputados federais de São Paulo foi “definido por lei” que não poderia passar de 70, enquanto em Roraima foi “definido por lei” que tinha que ser no mínimo 8!!!)
No sistema eleitoral atual, muitos deputados e senadores se elegem, mas não têm intenção de trabalhar realmente no Congresso e num ato de verdadeira “traição” aos seus eleitores, colocam seus suplentes, que não foram escolhidos pelos seus eleitores.
No sistema eleitoral atual são eleitos deputados conforme os “votos do partido” e não os votos individuais de cada um. Por isso passamos a ter no congresso pessoas não-representantes que tiraram o lugar daqueles que receberam muito mais votos diretamente em outros partidos.
Da totalidade de 513 Deputados Federais no Congresso brasileiro, somente 27 foram eleitos diretamente pelo voto popular. Os outros 486 “estão” deputados porque são suplentes ou foram “puxados” por aqueles que foram eleitos diretamente pelos eleitores.
Todos os Direitos Reservados ao Povo Brasileiro – Voto Distrital Puro